segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Presente Infantil (menina)

É sempre uma difícil tarefa encontrar o presente ideal para uma menina. Maior ainda quando se trata da Leonor. Um ano e meio não ajuda, o facto de ter sempre tudo também não. A costela inglesa que tem, cria-nos algumas dificuldades mas também algumas ideias. Observei as suas brincadeiras durante algum tempo e, verifiquei que uma delas era oferecer chá. Como podem ver, uma inglesinha.

Assim surgiu a minha ispiração...!


Resolvi fazer uma toalha de mesa e tentar encontrar um serviço de louça à altura. O resultado final, parece-me que ficou muito agradável.


A base é de linho e a barra aplicada é de algodão com motivos nas cores do serviço. Podem encontrar estes tecidos na 512 ideias.


Espero que a Leonor se divirta com este presente, crie brincadeiras, bonitos cenários e principalmente, que com este brinquedo educativo, alicerce o dom, que já se vislumbra, do saber receber requintado (filho de peixe...sabe nadar)...!


domingo, 16 de dezembro de 2012

Clutch

A clutch tem tido inúmeras versões. Nasceu mais uma, desta vez, um presente para uma aniversariante muito especial.

Espero que goste e, principalmemnte, que seja útil...!

Agora é só fazer um bonito embrulho e já está.


Acha que vai gostar?

domingo, 9 de dezembro de 2012

Mais uma ideia para presentes

Continuando na cruzada dos presentes de Natal, aqui deixo mais uma sugestão. Os cestinhos em tecido são de uma versatilidade extrema, ajustam-se a imensas ideias. Para serem usados na, cozinha optei por um tecido liso e outro num vichy generoso. 

Agora é só acrecentar alguns acessórios...!

E pronto a lista começa a compor-se.
Prometo que depois do Natal e de entregues os presentes...deixarei aqui alguns testemunhos dos embrulhos terminados.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Publicidade

A minha Árvore de Natal foi usada num "press release" da Vantag Foto Galeria. Ora digam lá se não fica bem junto de marcas conceituadas como a Wolford, e principalmente, ao lado do nome da muito talentosa Joana Vasconcelos.


Só me posso orgulhar do meu feito...!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Presente de Natal

Resolvi preparar este mini projecto como se de um trabalho de casa se tratasse e, ao mesmo tempo oferta-lo como o meu presente de Natal.
Deixo aqui cópia do Email que acompanhou o tutorial.

Olá,
O Natal aproxima-se...é tempo de preparar a festa...comprar os presentes para quem mais gostamos...decorar a casa a preceito...!
É por isso que faz todo o sentido este projecto.
Aqui fica o meu presente de Natal. Espero que goste.
Aguardo fotos.

Victor 

Aqui está...um porta talheres individual que tornará a sua mesa de Natal muito mais bonita...!
Faça-os no número necessário.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Ideias para presentes

Os tempos difíceis que atravessamos, servem para que agucemos a imaginação no que toca a varíadíssimas coisas. Temos sempre que encontrar alternativas. No que toca a presentes de Natal, não podia ser diferente. Por isso há que começar, com algum tempo, a preparar a lista e, posteriormente, pensar no que comprar, ou fazer, para oferecer aos familiares e amigos.

Aqui deixo uma sugestão de uns simples cestos de dupla face, que fiz de restinhos de tecido e, que poderão ser recheados.

Exemplos:

Sabonetes e sais de banho.
Bolachas e compotas.
Um vaso com uma planta alusiva à época.
Uma garrafa de vinho e um saca rolhas.
Enfim...dê asas à sua imaginação...!



Não são lindos...?


Calendário do Advento

O advento é o período de preparação para o Natal e inicia-se no primeiro dia de Dezembro e termina no dia 24, véspera de Natal.

Em muitas famílias, principalmente as mais tradicionais, ou cuja tradição vai sendo passada de geração em geração, é normal oferecer-se um calendário alusivo a este período. Nesse calendário, que pode ser feito de variadíssimos materiais, todos os dias se abre o segredo desse dia. Pode ser um chocolate, uma guloseima, um texto, uma história, um poema, etc. A escolha depende do gosto de cada um e principalmente de quem se vai ofertar. Ainda me lembro da ansiedade da descoberta da surpresa de cada dia. Da curiosidade de criança de, muitas vezes, tentar espreitar os brindes dos dias seguintes.

Para manter a tradição aqui fica um exemplar desse calendário feito, primorosamente em tecido, pela madrinha da minha filha, que com todo o carinho que lhe é habitual, lhe ofereceu.



Fantástico..não é verdade...!

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Árvores de Natal

Já tinha dito que a árvore de natal em tecido que postei anteriormente foi um sucesso. Por tal motivo, tive pedidos para fazer alguns exemplares. Como ainda havia tecido igual foi fácil, mas para não ficarem iguais, resolvi fazer num outro tecido com um padrão diferente. Ambos os tecidos são da empresa onde trabalho.
Relativamente aos adornos são, como sempre, da loja 512 ideias. As fitas com que foram feitos os lacitos em vichy, verde e branco e encarnado e branco, e ainda, os guizos dourados que conferem um certo charme a todo o projecto.

Ficaram, literalmente, fofas…!

Digam lá de qual gostam mais?


    


domingo, 18 de novembro de 2012

Clutch

Ontem foi dia de aula na 512 Ideias. Inicialmente tinhamos pensado em realizar uma clutch, mas, as candidatas ao workshop, decidiram antes elaborar o saco. A escolha foi motivada por de não terem conseguido incrição na altura que foi agendado o saco.
Nesta aula, todas se empenharam profundamente e, no final tive a oportunidade de ouvir algumas expressões como esta: "...nem acredito que fui eu que fiz...!".
Foi uma turma muito divertida, e por essa razão, nem demos pelo passar do tempo. Houve muita entreajuda o que facilitou a tarefa do orientador.
Foi um workshop muito especial, por várias razões. Uma delas foi a presença de uma grande amiga minha, a São Rego, outra um grupo de amigas se terem organizado para fazerem esta aula, e ainda, uma senhora de Cabo Verde, de uma simpatia desarmante, que veio a Portugal visitar a filha, estudante no 3º ano de Arquitectura da Universidade do Porto. Ao passar pela loja e ver o projecto que iriamos por em prática, resolveu, no momento, fazer a incrição. Obrigado Estrela...volte sempre...!

Nota:logo que seja possível postarei algumas imagens ilustrativas.

Aqui fica uma imagen da clutch que tinha sido agendada para esta aula.


Digam lá se não ficaram bonitas...!

sábado, 10 de novembro de 2012

Árvore de Natal


A época natalícia aproxima-se e as montras, são já, muito apelativas à compra de adereços alusivos à época. Não fosse a crise, poderiamos comprar as últimas novidades. No entanto, não podemos deixar de decorar a preceito a nossa casa, até para esquecer a troika. Como diz o ditado "a necessidade aguça o engenho" e, por isso, é necessário dar asas à nossa imaginação.

É nesse sentido que proponho a realização deste projecto. Foi feito à um ano atrás e, pelas reacções, foi um exito.

O tecido escolhido foi da empresa onde trabalho. Como adorno optei por guizos dourados e uns laços de fita. O recheio é o enchimento de uma almofada.

O resultado não podia ser melhor...ora vejam...!



Um incentivo à poupança e à sua criatividade. É só por mãos à obra...!
A escolha do tecido é muito importante...por isso, procure o que mais se adapte ao seu gosto possoal, à decoração de sua casa, etc.

E então que me diz...ficou um encanto não foi?

Nota: tenho um tutorial deste projecto. Se quiser pode pedir, que terei todo o gosto em envia-lo.

sábado, 27 de outubro de 2012

Aula aberta

Hoje foi dia de aula aberta na 512 ideais. Foi-me proposto que realizassemos um tote dos que fiz e estão expostos na loja.
Para assinalar a aula, resolvi fazer com os restinhos de tecido que sobraram, um novo saco. Desta vez aos quadradinhos.
Que bonito ficou junto com os irmãos mais velhos...! 

Ora veja:


A turma de oito costureiras era muito heterogénia. Umas já entendidas e habituadas a costurar, outras que nunca tinham cosido à máquina. Mesmo assim, não se intimidaram e por isso, aqui deixo o meu apoio e incentivo, pela coragem e determinação.

Alguns passos para a execução:


Cortar 10 quadradinhos 2,5"x2,5" da cada tecido.
Organizar a sequência, para um lado e para o outro. Coser cada fila na horizontal. Abrir as costuras com o ferro.


Depois coser na vertical. Abrir agora, estas últimas costuras também.


Neste caso, como o tecido era escasso, resolvi fazer uma emenda de cada tecido de pintas, para terminar a orla superior do saco. Bonito não?


Adicionar o forro, cortar os cantos e terminar cosendo as laterais, conforme tutorial.


Fazer as costuras paralelas, criando assim, o tubo para as fitas que fecharão o saco.


E cá está ele...uma delicia...!

E porque não, deixar aqui, um cheirinho da aula:


Como sempre, umas mais rápidas que outras, mas com a mesma vontade...!



domingo, 21 de outubro de 2012

Envelopes


Se acha que envelopes são só para enviar correspondência, está enganado(a), podem servir para variadíssimas coisas...!
Recebi, não por carta, mas pessoalmente a proposta de, com alguns tecidos em promoção na 512 ideias (40%), fazer algo que ajudasse/encaminhasse quem os adequirir a transforma-los em algo útil, bonito e interessante. Foi nos envelopes que me inspirei, para fazer estes sacos para pijama, ou para outros fins de armazenamento e organização. 

Se não sabe o que oferecer, aqui está uma ótima proposta. Senão veja...!

1ª Proposta

Versão rosa, feita em duas variações:


2ª Proposta

Versão verde, igualmente com duas possíbilidades.


3ª Proposta:

Numa única versão, mas encantadora.


Agora é só passar pela  512 ideias comprar os envelopes já feitos (não carecem de selo), ou adquirir os tecidos que mais goste. As opções que vai encontrar são variadas e tremendo bom gosto.

Mãos à obra...!

domingo, 14 de outubro de 2012

Rentrée

Ontem recomeçaram as minhas aulas de costura na 512 ideias. O projecto idealizado para a rentrée foi um saco feito em três variações. Os tecidos usados,  foram da loja 512 ideias e, a partir de agora, o resultado final pode ser visto e adquirido lá.

Aqui fica uma espreitadela:


Não sei de qual gosto mais...por isso e, mesmo sendo suspeito...gosto de todos...!

O que espera para se inscrever nestas aulas de "costura criativa"

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Refazer um Estore/Cortina

Hoje vamos refazer um Estore/Cortina.

A quem ainda não aconteceu, retirar uma cortina para lavar e, depois da lavagem, verificar que o tecido está a desfazer-se, tendo por isso que serem trocadas de imediato. Neste caso, foram as cortinas tipo estore. 
Aproveitamos todo o material: o suporte, os fios, bem como, todo o mecanismo que o faz subir e descer.

Vamos substituír unicamente o tecido, usando como medida o estore velho. 

Mãos à obra...!

Material:

Tecido, linhas a combinar, fita aderente e argolas (se não conseguiu recuperar estes acessórios da cortina antiga).

Execução:

Escolha o tecido. A minha escolha foi um linho, que neste estore/cortina, funciona na perfeição. 


Corte usando como molde a cortina antiga. Com a ajuda do ferro vinque as laterais, mais ou menos 1cm. Assim:


Agora, use a fita métrica ou faça uma vitola de 10cm como medida. Eu optei pela segunda hipótese, por ser mais prático e mais rápido. 
Faça as baínhas laterais da seguinte forma:
Com a ajuda da vitola vá dobrando e prendendo com alfinetes. 


Cosa o mais direito possível. De um lado.


E do outro.


Passemos à parte superior.
Prenda com alfinetes a fita aderente na borda superior no lado direito do estore.
Cosa de uma ponta até à outra, rematando no início e no fim.


Vire agora para o lado inverso e cosa novamente de uma ponta até à outra, o outro lado da fita aderente.
Passe a ferro a cortina.


Pendure o estore e teste o comprimento.
Faça o mesmo que fez nas baínhas laterais, usando a mesma técnica. Aqui, à medida da vitola, deve acrescentar 3 cm. Ao coser a baínha, deve prender as argolas onde vão amarrar os fios (podem ser as recicladas, novas, ou então fazê-las de uma tirinha do próprio tecido), a decisão é sua.


Faça agora uma costura paralela a 3cm da primeira, criando um tubo, onde irá instalar o peso que manterá o estore esticado. Como ajuda traçe uma linha.


Depois proceda da seguinte forma:
Começe num dos cantos inferiores suba até á linha traçada e percorra toda a linha descendo na outra extremidade até ao outro canto. Assim fecha as laterais da baínha.


Cosa manualmente as argolas, por onde vão passar os fios que movimentarão o estore, a uma distância de 25cm entre cada. Devem ser presas, uma fileira, no meio e uma de cada lado no início da baínha lateral. Tenha cuidado com a fileira central, para que não se note muito a costura no lado direito.


Coloque a madeira ou outro material no tubo feito, Assim:


Pendure a cortina. Passe os fios pelas argolas, prenda na última argola e voilá...!


...a janela do gabinete...novamente com estilo...!