domingo, 3 de junho de 2012

Lancheira

A Lancheira foi um dos projectos que mais gostei de executar. Foi também um dos que mais exito teve. Por tal razão os exemplares que nasceram são todos magníficos.

Tutorial:


SACO LANCHEIRA



Vamos precisar de vários tecidos.O melhor tecido para este trabalho é um tecido  resistente para o exterior e para a tampa e um tecido com vinil para o interior.

Como de costume, não se esqueça que as costuras devem ser feitas a 1/4 ".Em primeiro lugar, vamos costurar as peças para o exterior. Eu usei dois tecidos diferentes apenas para torná-lo mais apelativo, mas pode fazê-lo só com um ou mais, a escolha é sua. Solte a sua imaginação e bom gosto.

Corte 4 paineis de 5”x9” e 4 paineis de 3”x9”, ou 4 paineis de 7”x14” e 4 paineis de 3”x14”, conforme o tamanho pretendido.


Una-os uns aos outros formando assim, o corpo exterior.


Em seguida, abra as costuras.


Ficarão assim:


Se não usar tecido com vinil para o interior, o que o torna mais duro e resistente, terá que compensar com uma entretela em tecido autocolante. Deve ser aplicada no avesso do tecido do exterior do saco.




Em seguida, com os lados direito juntos, costuramos as laterais e o fundo tanto do exterior como do interior. Tenha cuidado para que as costuras fiquem abertas.


Para dar forma ao saco temos que cortar os cantos. Dobramos e desenhamos uma linha de 5” ou 7” de um lado para ao outro, conforme o tamanho escolhido.


Costura-se sobre a linha e em seguida, corta-se o canto. Repita o mesmo processo para o forro.


Aqui não precisa de deixar abertura no forro.


Chegou a altura do resto do material para o saco. Alças, aro e tampa.
Vamos avançar para as alças. Aqui vai precisar de entretela ou tecido vinílico. Medida 10” ou 14 "x 2" em cada tecido, para cada alça, conforme tenha sido a sua opção.



Colar a entretela, se for o caso, no avesso de cada  alça e unir os tecidos.
Cosa para fechar a alça. Vire para o direito. Passe a ferro a todo o comprimento. Repita o procedimento para outra alça.


Vai ter duas alças assim:


Passemos à orla superior do saco. No tecido escolhido corte quatro peças de 2” ou 3”x a largura da boca do seu saco que é onde vai prender as alças.
Conforme o tecido escolhido, use ou não entretela, que já sabe, deve ser aplicada no avesso do tecido.


Marcar o sítio onde devem ser pregadas as alças (4” da lateral). Repetir o processo para o outro lado. Certifique-se que está no local certo e dê uma costura o mais perto da borda possível. Repita o processo para o outro lado.



Costurar as as duas peças juntas. Assim:

Repetindo o mesmo processo para o resto das peças da orla superior do seu saco.


Abra a costura.

E una os dois. Primeiro de um lado, depois do outro.


De seguida, pespontar em toda a volta. Tenha cuidado para que a costura fique o mais direita possível. Neste pequenos pormenores é que se vê a elegancia do nosso trabalho.


Dê uma costura o mais perto possível da borda, a qual vais ser muito útil mais tarde.

Eis o aro superior já com as alças.

Por último, vamos fazer a tampa. Cortar 2 paineis de 10” ou 12”x a largura da boca do saco, tanto do tecido exterior como do vinílico, se desejar. Costurar as arestas das duas peças. Lembre-se que tem de deixar 2“ por coser no topo, só na tampa exterior.

   
    

Abra as costuras com o ferro mesmo os topos que não foram costurados. 


Pespontar de um lado e do outro ambas as costuras.


Voltar para o saco principal. Vamos colocar o forro dentro do saco exterior. Tenha atenção aos lados.


Costurar muito próximo à borda superior. Se o terminasse-mos com uma fita de viés, formando as alças, daria um belíssimo cesto. Mas não é esse o propósito. Por isso, continuemos.


Passemos à parte superior do saco. Nesta fase não há fotos, não sei o que lhe aconteceu. Proceder da seguinte forma e sequência: Encaixar a tampa, o aro superior, o saco e por fim, se usar forro vinílico na tampa, o forro. Costurar a toda a volta. A costura deve ser a 1/4 "da borda. Se não usar forro na tampa, pode fazer e pregar uma fita de viés para tapar a costura interior. Melhorará muito o seu saco.
Dobre 1/4" da extremidade da tampa.


Dobre agora 3/4” da extremidade da tampa sobre o forro e dê uma costura o mais próximo da borda. Assim:


Passe a ferro todo o aro do seu saco.

Agora só precisamos de um fio ou fita. Com a ajuda de um passa fitas ou alfinete passar em toda a volta, numa e na outra abertura. Dar um nó nas extremidades e adornar ou não.
Passe os fios pelos aberturas deixadas.


Coloque a tampa dentro do saco.


E cá está…o seu saco…!
Agora é só marcar o picnique…!


Aqui ficam alguns testemunhos:




   



2 comentários:

  1. Muito lindos e útil o seu tutorial, obrigada pela partilha.
    Qual a medida da lancheira pronta?
    obrigada
    beijinho
    margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida!
      Muito obrigado pela visita e pelo agradável comentário. A lancheira pronta e, seguindo as minhas indicações no tutorial, fica com as seguintes medidas: Comprimento = 30cm; Largura = 20cm; Altura = 30cm. O tamanho é perfeito...!
      Espero ver a sua lancheira depois de pronta.
      Victor

      Eliminar