terça-feira, 27 de junho de 2017

DIY-Transformar um Tapete Signe da Ikea num Saco.

O tapete Signe é muito versátil. Pode ser usado para outros fins. Por exemplo, um lindo saco ou bolsa, com variadas utilizações. 

Veja e bom trabalho.



Precisará:
Alsas de bolsa (pode fazer as suas)
máquina de costura
Linhas
Alfinetes
Tesoura


Comece por passar o tapete a ferro com vapor. Depois do tapete estar seco, dobre as extremidades em cerca de 2 polegadas e prenda-as com alfinetes.


Depois de cada extremidade estar dobrada, costure a direito logo acima da franja. O facto do tapete ser grosso, vai requerer uma agulha de costura apropriada ou mais grossa.


Além disso, pode ser preciso a ajuda da mão para que o tapete não se mova. Uma vez que ambos os lados costurados, dobre o tapete ao meio com a franja voltada para dentro.


Agora fazer as costuras verticais. Quando chegar ao topo, na dobra, pode precisar de ajudar manualmente a máquina se tiver dificuldade com a espessura.


Uma vez, ambos os lados costurados, acerte com alfinetes para que os cantos fique no lugar.


Costure os cantos, usando as linhas verticais do tapete como guia. Repita do outro lado.


Vire o lado direito do saco para fora. Veja como costurar os cantos molda o saco.


Agora é hora de reforçar as bordas. Use as linhas verticais, se for possível, como guia. Costure as bordas juntas a cerca de 1/8 "da borda.



Pare de costurar antes de chegar à dobra das franjas.


Adicione as alças de couro primeiro enfiando a agulha com a linha, depois cosendo através de todos os orifícios da alça.


Aqui, aconselho que faça como se estivesse a alinhavar, isto é, ficará entre cada ponto um por fazer que irá ser feito na segunda volta. Pode fazer com o ponto atrás, só que o interior não fica tão perfeito.


Continue a fazer até estarem as alças presas no lugar certo.


Adicione um par de borlas (opcional), por exemplo, para dar mais graça ao projeto.
E voilá. Um saco giro e resistente.


Que tal...?

sábado, 21 de janeiro de 2017

Embalagem para Compotas ou Foie Gras.

Sei que já é tarde para presentes de Natal, mas esta sugestão pode ser posta em prática em qualquer outra situação.
Aqui ficam algumas imagens para elaboração deste projeto simples.


1 - Primeiro escolha os tecidos. Escolhi linho liso, em branco e cinza, e um tecido aos quadrados  cinza e branco e outro estampado em encarnado e branco, isto para o exterior. Para o interior selecionei um tecido plastificado encarnado às bolas brancas.






2 - Cortam-se os tecidos conforme o tamanho desejado. Um pedaço para o exterior e outro igual para o interior. Duas tiras para a parte superior do projeto e ainda duas tiras para as fitas.




3 - Fecham-se as fitas para os laços com uma costura pelo avesso e vira-se para o lado direito. Prendem-se com alfinetes no centro do da extremidade (uma de cada lado). Unem-se os tecidos exterior com o interior, usando as tiras entre eles.







4 - Seguidamente dobra-se meia base antes de fechar as costuras laterais. Aqui é necessário ter em conta que as costuras das emendas dos tecidos devem coincidir na perfeição.





5 - Fecham-se as costuras laterais, deixando num dos lados uma pequena abertura para virar o trabalho.




6 - Vira-se o projeto e as laterais ficarão assim:







7 - Fecha-se a abertura deixada, para virar o trabalho.




8 - E pronto, está feito. Agora é só enche-lo com o que escolheu.





Que tal...ficaram giros...não...?